Nossa Trajetória

Um Pouco da Nossa História...


Permacultura Urbana

O Casarão OPA, Centro de Demonstração de Permacultura Urbana e Intercâmbio Cultural, demonstrou meios mais sustentáveis de viver no ambiente urbano entre os anos de 2006 e 2012, servindo como espaço de educação, artístico e cultural acessível a todos. O Casarão é uma antiga casa colonial do séc XIX que, com a chegada da OPA passou por ajustes ecológicos e de bio-construção através de cursos  e oficinas. Nossa iniciativa foi pioneira,  unindo  arte e permacultura no meio urbano na cidade de Salvador-BA. Hoje em dia o Casarão em Salvador é sede de nossos parceiros Cooperativa Rango Vegan, restaurante e marmitas veganas e a Cooperativa de Comércio Justo rede Moinho, loja de produtos e feirinha orgânica aos sábados.

Pedagogia Potencial

A OPA atendeu crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social do Centro Histórico de Salvador utilizando práticas de empoderamento humano e social, através de uma pedagogia própria que a instituição está desenvolvendo baseada nos ensinamentos de Paulo Freire e Augusto Boal entitulada Pedagogia do Potencial.

OPA  na atualidade

A partir do ano de 2012 OPA foi aos poucos levando sua base de trabalho  para  a comunidade de Diogo, localizada no litoral norte da Bahia. Nesta comunidade desenvolvemos o Centro de Vivencias em Arte e Permacultura.